Psoríase

O que é Psoríase?

Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que pode estar associada a inflamação nas articulações em aproximadamente 30% dos casos, e também a outras doenças sistêmicas.

No Brasil, acomete cerca de 1,3% da população, com distribuição semelhante entre homens e mulheres.

Existem algumas formas de apresentação da doença.

A psoríase em placas é a forma mais comum, ocorre em 90% dos pacientes, e pode se distribuir de forma mais localizada como nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo na grande maioria dos casos, mas também de forma mais generalizada.

Outra forma de apresentação é a psoríase palmo plantar, que se caracterizam por placas espessas, com fissuras, muitas vezes dolorosas, e também pode se apresentar com lesões pustulosas.

A psoríase pustulosa também pode se apresentar de forma difusa, acometendo todo o tegumento.

O acometimento das unhas também é comum nesses pacientes e pode ser um marcador para doença articular.

Em cerca de 30% dos pacientes, além do acometimento da pele, pode também haver o acometimento articular. Essa forma de psoríase artropática deve ser sempre lembrada e investigada em todos pacientes com psoríase, pois independe do grau de comprometimento da pele. Pode estar presente desde as formas mais leves e localizadas da psoríase até as mais graves.

Assim como outras dermatoses, a psoríase compromete a qualidade de vida dos pacientes, que acabam se escondendo atrás das roupas ou evitando frequentar locais como praia e piscina. É um aspecto da doença que dever ser valorizado e acompanhado por especialistas.

O tratamento é feito através de medicamentos tópicos e sistêmicos, classicamente utilizados no tratamento da psoríase, assim como a Fototerapia que é um modalidade terapêutica realizada com raios ultra violeta A ou B.

As informações contidas neste site não substituem em hipótese alguma a consulta médica. Site desenvolvido de acordo com o CODAME – Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do CREMESP.